domingo, 6 de outubro de 2013

Com um a menos, Grêmio vence Botafogo, se mantém em 2º e encosta no Cruzeiro

Atacante Kleber foi expulso ainda no primeiro tempo, mas Alex Telles marcou um belo gol no Maracanã e garantiu os três pontos para o time gaúcho

 
Gazeta - 05/10/2013

 Com um gol de Alex Telles ainda no primeiro tempo, o Grêmio venceu por 1 a 0 o Botafogo neste sábado, no Maracanã, e aumentou a sequência negativa dos cariocas no Campeonato Brasileiro. Mesmo com um homem a menos desde os 29 minutos da etapa inicial, após a expulsão de Kleber, os gremistas aproveitaram uma das poucas chances que tiveram e souberam segurar a força ofensiva dos donos da casa.


 
Ricardo Ramos/Inovafoto/Gazeta Press
Grêmio venceu o Botafogo com gol de Alex Telles
 
Com o resultado, o Grêmio continua na vice-liderança da Série A, com 48 pontos, oito a menos que o líder Cruzeiro. Já o Botafogo segue com 43, em terceiro, e pode ser ultrapassado pelo Atlético-PR nesta rodada.
 
 Na próxima rodada, o Grêmio recebe o Criciúma em Porto Alegre, na quarta-feira. Já o Botafogo vai até Pernambuco para encarar o lanterna Náutico no mesmo dia.
 
O jogo
 O Botafogo começou a partida buscando pressionar o Grêmio. Os donos da casa criaram boa chance logo com três minutos. Após cruzamento de Gilberto, Henrique cabeceou, mas a bola foi para fora. Só que a partir dai, a marcação do Grêmio melhorou e passou a brecar as investidas dos cariocas.
 
Aos poucos, os gaúchos equilibraram as ações e começaram a buscar mais o ataque. Os gremistas levaram perigo em alguns lances, principalmente em cruzamentos na área, mas em todos os casos não apareceu nenhum jogador para finalizar para a rede. Depois, Werley se antecipou a zaga e cabeceou por cima do travessão de Jéfferson.
 
Ricardo Ramos/Inovafoto/Gazeta Press
 Quando o confronto estava equilibrado, o Grêmio sofreu um revés aos 29 minutos: o atacante Kleber foi expulso de forma direta, mesmo tendo cartão amarelo, após falta sobre o zagueiro Dória. Três minutos depois, o Botafogo voltou a assustar. Após falha da zaga gremista, Rafael Marques arriscou da entrada da área, mas a direita do gol de Dida.
 
No entanto, quem abriu o placar no Maracanã foi o Grêmio, aos 37 minutos. Riveros chegou na linha de fundo e tocou para Alex Telles no bico da área. O lateral esquerdo acertou belo chute cruzado no ângulo de Jéfferson.
 

Mesmo depois do gol e com um homem a menos, o Grêmio aproveitava o nervosismo do Botafogo em campo. Tanto que aos 41 minutos, Pará arriscou de fora da área, mas colocou por cima do travessão. A resposta dos donos da casa veio seguida, com Gilberto, em finalização que parou em defesa segura de Dida. No entanto, os cariocas foram para o intervalo atrás no marcador. Na etapa final, o Botafogo voltou com mais ímpeto em busca do empate. Após alguns erros de finalização, os donos da casa assustaram aos oito minutos. O volante pegou rebote da zaga, arriscou de longe e obrigou Dida a fazer a defesa em dois tempos.
 
No entanto, assim como na etapa inicial, os alvinegros voltaram a ter muita dificuldade com a marcação gaúcha. Assim, os cariocas tinham o domínio da posse de bola, mas pouco incomodavam o goleiro Dida. Na melhor oportunidade, Jeferson Paulista chutou em cima de Souza dentro da área, aos 29 minutos.
 
Na parte final do jogo, o Grêmio abdicou do ataque e apenas passou a se defender. O Botafogo buscou de todas as formas o gol de empate, mas parou na retranca gaúcha. Assim, os visitantes se consolidam na vice-liderança do Campeonato Brasileiro e aumentam o jejum dos cariocas, que podem perder a terceira posição ainda nesta rodada para o Atlético-PR.

 
FICHA TÉCNICA

BOTAFOGO-RJ 0 X 1 GRÊMIO-RS

 
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

Data: 5 de outubro de 2013 (Sábado)

Horário: 18h30(de Brasília)

Árbitro : Wilton Pereira Sampaio (Fifa-GO)

Assistentes: Emerson de Carvalho (Fifa-SP) e Marcelo Van Gasse (Fifa-SP)

Cartões amarelos: Lodeiro, Henrique, Gilberto e Dória (Botafogo); Kleber, Bressan e Ramiro (Grêmio)

Cartão vermelho : Kleber (Grêmio)

GOL:

GRÊMIO: Alex Telles, aos 37min do primeiro tempo

 
BOTAFOGO: Jéfferson, Gilberto, Dankler, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos (Jeferson Paulista), Renato, Seedorf, Lodeiro (Bruno Mendes) e Rafael Marques; Henrique (Sassá)

 Técnico: Oswaldo de Oliveira

 
GRÊMIO: Dida; Werley, Rhodolfo e Bressan; Pará, Souza, Ramiro (Adriano), Riveros (Wendell) e Alex Telles; Kleber e Barcos (Lucas Coelho)

 Técnico: Renato Gaúcho


PONTO DE VISTA

O Grêmio impôs o seu jogo, soube controlar o adversário, e mesmo com dez jogadores conseguiu o gol da vitória. O time é estrategista, tem jogadores que se encaixam nos esquemas que o treinador coloca em campo, tanto no 3x5x2, 4x3x3 ou no tradicional 4x4x2. O esquema com 3 zagueiros vem dando certo, porque o time tem o homem certo para cada função e embora não sejam jogadores de expressão, são qualificados, jovens e o principal tem “pegada”, fundamental no futebol atual.
Esse é o Grêmio, que se não tivesse o baixo rendimento da primeira fase quando perdeu pontos importantes em casa como, os empates contra o São Paulo e Santos, as derrotas para o Coritiba e Atlético Mineiro,  a derrota para o Criciúma fora de casa quando teve dois expulsos e deixou escapar um bom resultado, mas não esquecendo o empate contra o Atlético Paranaense no Durival de Brito quando deixou de vencer um jogo que estava a seu favor quando o clube paranaense não estava bem no campeonato. Hoje o tricolor estaria disputando o título contra o Cruzeiro que foi um time parelho até aqui na brilhante campanha nesse brasileiro. Mas digo que a classificação para a libertadores esta garantida, só tem que brigar para se manter na segunda colocação e ter a vaga direta.
Os jogos que faltam para o Grêmio são os seguintes:
Em casa:  Criciúma (9/10), Corinthians (16/10), Bahia (3/11), Vasco (13/11), Flamengo (17/11) e Goiás (1/12).
Fora de casa: Fluminense (12/10), Inter (20/10), Coritiba (27/10), Cruzeiro (10/11), Ponte Preta (24/11) e Portuguesa (8/12).

Sem comentários:

Enviar um comentário