O atacante egípcio Ahmed Abdul Zaher, do Al-Ahly, foi cortado do Mundial de Clubes pelo próprio time por ter comemorado um gol com um gesto de apoio ao movimento islamita do presidente deposto Mohamed Mursi.
![]() |
| Abdul Zaher (Divulgação) |
No último domingo, Zaher apontou quatro dedos para o ar depois de ter feito o segundo gol do seu time na vitória por 2 a 0 sobre o Orlando Pirates, da África do Sul, em um resultado que garantiu o título da Liga dos Campeões da África e selou a classificação do Al-Ahly para o Mundial.
Os quatro dedos simbolizam a praça Rabaa (Raaba significa quatro em árabe), onde centenas de partidários de Mursi foram mortos pelo Exército no Cairo.
"Não fiz esse gesto para criar uma controversa política. Meu único objetivo era honrar os mártires, tanto na população civil quanto na polícia", justicicou Zaher, de 28 anos, em entrevista ao site filgoal.com.
Membros do comitê diretor do Al-Alhy explicaram à AFP que a decisão deve ser confirmada nesta terça-feira pelo Conselho de Administração do clube.
O ministro dos Esportes, Taher Abouzeid, afirmou em um comunicado que espera que Zaher seja multado e suspenso, como foi o caso de Mohamed Youssef, atleta de Kung Fu", afastado por dois anos das competições internacionais por ter usado uma camisa com o símbolo pro-Mursi quando recebeu sua medalha de ouro no Mundial de Kung Fu da Rússia.
"O próprio ministério não pode tomar esta decisão, mas o clube e a federação podem", completou.
Desde que Mursi foi deposto, no último dia 3 de julho, islamitas vêm sendo duramente reprimidos. Mais de mil pessoas foram mortas em confrontos com o Exército e as autoridades prenderam cerca de 2.000 pessoas, inclusive vários dirigentes da Irmandade Muçulmana, movimento pelo qual Mursi entrou na política.
O Al-Ahly iniciará sua participação no Mundial de Clubes do Marrocos em 14 de dezembro em Agadir contra o campeão asiático, o Guangzhou Evergrande da China, que conquistou a 'Champions' da Ásia no sábado, ao derrotar na decisão o FC Seoul, da Coreia do Sul.
O vencedor desta partida enfrentará na semifinal do Mundial o campeão da Liga dos Campeões da Europa, o Bayern de Munique.
Um confronto com o Atlético Mineiro só será possível se uma das equipes se classificar para a final.
Fonte: esporte.terra.com.br

Sem comentários:
Enviar um comentário