quinta-feira, 1 de maio de 2014

A vantagem e desvantagem de decidir em casa

Futebol

RE, 01/05/2014

Lotar o estádio para empurrar o time para a vitória e reverter resultados deixou de ser decisivo.

Arena lotada não foi suficiente para Grêmio passar de fase na Libertadores 2014 (Divulgação)
Tomando como exemplo o jogo do Grêmio na noite que passou quando a Arena teve sua segunda maior lotação desde a sua inauguração, a torcida procurou empurrar o Grêmio para a vitória desde o inicio, mas o time pouco ajudou, foi apático na primeira etapa e caiu na forte marcação argentina. Faltou aproveitamento nas chances de gol que teve e na falha de um de seus piores jogadores (Pará) quase tomou o gol que complicaria de vez suas chances de classificação no tempo normal.

Também teve a falta de coragem do treinador em não alterar o time na metade da etapa inicial ou na volta do intervalo para o segundo tempo. O meio de campo não conseguiu criar as jogadas que possibilitariam o ataque de furar a retranca do San Lorenzo.
Mexeu muito tarde.
 
O tricolor se acertou a partir das trocas de Zé Roberto e Luan, começou a jogar e aí se viu a sintonia de torcida e time, foi um sufoco no adversário, teve azar na cabeçada de Jeromel com a bola batendo na trave e o gol veio tarde. A decisão nos penaltis sempre foi sorte de um e azar do outro e a sorte faltou aos cobradores e ao goleiro do Grêmio, além da competência.

Dai eu penso, resolve jogar a segunda em casa? Acho que não. Nos últimos dias se viu que não. Se o time não der tudo no jogo de ida, se complicará no da volta, de nada adiantará o fator local, força da torcida, etc, se o time não tiver garra e a entrega dos jogadores em campo em busca da vitória.

Vejamos, Real Madrid, Atlético de Madri, Cruzeiro, Arsenal da Argentina e tanto outros, se classificaram na casa do adversário. O que também aconteceu ontem no jogo do Grêmio, exemplos a parte, o time argentino aplicou o anti jogo, muita catimba, uma grande retranca se preocupando em não tomar gol e muita sorte. Isso foi decisivo.

O segundo jogo em casa só é vantajoso se no primeiro o time fizer um resultado muito bom, o que hoje é raro, os times na América se nivelam pela força, garra, catimba e o regulamento debaixo do braço e na Europa os clubes são muito ricos contratam grandes jogadores e o futebol fica nivelado.

Sem comentários:

Enviar um comentário