RE, 17/12/2014
![]() |
| Defensor larga atrás na liguilla da Divisional B (Divulgação) |
Aproveitando que o time violeta não se encontrou em campo e com muitos erros de marcação, o San Miguel que tem um time bem treinado, usou os pontos fracos do adversário para construir uma vitória que não deixou duvidas no publico presente ao estádio, em sua totalidade torcedores do clube azul e amarelo do bairro de San Miguel.
Apesar do bom inicio de jogo quando teve a oportunidade de abrir o placar nos primeiros minutos de jogo, o Defensor foi amplamente dominado pelo adversário que aos 19 abriu o placar com Cristian Paz que aproveitou um cruzamento pelo lado direito de ataque, aos 24 os violetas quase empataram, aos 36 o San Miguel perdeu um gol feito, se aproveitando dos contra ataques, a bola foi lançada ao atacante que venceu a defesa mas a bola passou raspando o travessão.
Para desespero do técnico Nei Ferraz, a defesa do time violeta vazava por todos os lados, e as chances de tomar o segundo gol eram eminentes. Não demorou muito e veio a segunda queda, novamente de cruzamento na área e com falha de marcação da zaga, Alvaro de Souza aproveitou a cobrança de escanteio bem feita e sozinho no segundo poste, mandou a bola para as redes de Lucas. O terceiro veio rápido um lançamento para Bruno Paz entre os zagueiros do Defensor, o atacante venceu a defensiva, passou por Lucas e ampliou o marcador nos acréscimos do primeiro tempo.
O San Miguel matou o jogo no primeiro tempo, usou a velocidade de seus atacantes e o bom conjunto da equipe, aproveitou o nervosismo de um irreconhecido Defensor que como eu disse, não se encontrou em campo e teve muitos erros individuais e coletivos.
O segundo tempo começou com o San Miguel procurando ampliar o placar, aos 20 segundos Lucas operou um milagre, ou mais de um, no cruzamento da direita o goleiro do Defensor com o atacante em sua frente fez três defesas sensacionais e impediu o quarto gol do adversário.
O San Miguel como em todo o jogo continuou explorando os contra ataques, enquanto o Defensor procurava a recuperação no placar, Nei trocou Valente por Cássio, para melhorar a marcação e ter mais opções no ataque e depois colocou Rai e Rafinha Guedes.
Quando o Defensor estava melhorando no jogo, veio o quarto gol do San Miguel aos 15 minutos através de Paulo Olivera. Aos 25 aconteceu o gol mais bonito da noite, e foi do Defensor, aproveitando o rebote da zaga de San Miguel, Beto Till pegou de voleio e mandou no ângulo do goleiro adversário fazendo o gol de honra do time violeta.
Aos 27 veio o fechamento da goleada, novamente através de Paulo Olivera. Final 5x1 para San Miguel.
Contra o time dos Paz, o Defensor não teve paz no jogo e foi facilmente goleado. O time violeta só não levou mais pelo bom desempenho do goleiro Lucas Lopez no jogo, com defesas importantes e não passando por ele a derrota.
O ponto importante para o time violeta neste encontro foi a persistência em campo, jamais deixou de procurar a recuperação da adversidade no jogo, foi leal com o adversário e demonstrou a união do grupo após o jogo mesmo com a arrasadora derrota.
Agora o campeonato para por motivo de julgamento de protestos, desta vez é o Nacional que tenta a recuperação de pontos. O campeonato desta temporada esta muito complicado em sua organização, a comissão disciplinar tem dois regulamentos, um da OFI e outro da Liga, liberam os jogadores para atuarem em seus times, o adversário perde em campo, protesta e a comissão disciplinar segue a sua cartilha, tira pontos, devolve os pontos, demora uma eternidade para julgar, desestimulando os clubes que não sabem o que pode acontecer nos julgamentos de seus pleitos e perdem o foco da competição.
Isso aconteceu com o Defensor, o time ganhou em campo e perdeu no tapetão. O regulamento diz uma coisa a liga segue outra, o clube perde jogadores importantes e o projeto para a competição vai por agua a baixo. E ainda se escuta comentários onde dizem que a Liga jamais vai deixar que um time brasileiro acesse a primeira divisão do futebol de Artigas. Mas qual time brasileiro? O Defensor é de Artigas, seus jogadores são brasileiros, mas o que tem isso. Quantos brasileiros integram, ou integraram os clubes de Artigas? Acho que muitos e deram glórias a seus clubes e seleções. Aproveitando vou citar dois dentre muitos, Osvaldo “Badico” Morales e Dirceu Oliveira. Então não acredito que isso seja verdade apesar dos últimos acontecimentos.
O Defensor tem que continuar o bom trabalho da temporada, contra tudo e contra todos, nem tudo está perdido.
Uma das coisas que anos atrás eu pedia, nesse ano foi feito, o clube esta estruturado através de uma diretoria atuante, deu chances para os jovens atletas que junto aos jogadores experientes estão fazendo um bom campeonato em 2014.
Mas eu penso que no momento em que o Defensor tiver em seu grupo jogadores artiguenses, uma coisa fundamental na fase decisiva da competição poderá acrescentar no vistoso futebol que o clube demonstra em todas as temporadas da B, que é a torcida. Na segunda divisão como na primeira, a torcida é fundamental, observe os times que chegaram à liguilla, San Miguel, Chaná, Misiones, Fénix ou Nacional, todos clubes de bairro que enchem o estádio e empurram seus jogadores.
O Defensor não tem torcida, nunca teve e isso é um gol contra, o time já começa em desvantagem quando joga no Matías Gonzáles, a várias temporadas isso vem acontecendo. Isso pode ser mudado é só fazer um trabalho nesse sentido.

Sem comentários:
Enviar um comentário