Entrevista
RE, 30/06/2016
![]() |
| Pato: A promessa que evolui dia-a-dia para um futuro sucesso na carreira (RE) |
![]() |
| Jesus: Um pai amigo e ídolo (RE) |
O menino que ficava triste quando sua professora na segunda série, falava que não teria bola de futebol para jogar na hora do intervalo do recreio na escola em que estudava, tinha o sonho de ser piloto de moto ou jogador de futebol. O sonho de ser motoqueiro segundo Bozó, foi tirado por ele para que o menino não viesse sofrer algum acidente que poderia impedi-lo de jogar futebol.
![]() |
| Título internacional pela Esc. R. Paz (RE) |
Com o objetivo fixo de ser jogador de futebol e com o apoio de seus pais e treinadores da escolinha, o menino se aplicou nos treinamentos e fundamentos, participou de muitas competições dentro e acima de sua categoria tanto em Quaraí como em Artigas e após avaliações em nossa cidade e em Porto Alegre realizadas pelo S.C. Internacional no ano de 2010, Guilherme desde aí começou a fazer parte do Celeiro de Ases (nome dado a base do clube) com muitos títulos.
![]() |
| Tudo começou na avaliação do Inter em Quaraí (RE) |
É multi-campeão nos campeonatos da Noligafi (Nova Liga de Futebol Infantil) competição da base antes do estadual infantil (Sub-15) da F.G.F., destaque no EFIPAN 2015 onde o Inter ficou em 3º (perdeu a semifinal nos pênaltis no Grenal onde ele fez o gol de empate nos 2 x 2 do tempo normal), ganhou a 3ª Copa Dadazinho de Futebol Mirim em Contagem-MG no ano passado, ficou em 3º na Copa do Brasil de Futebol Infantil em Votorantin-SP onde marcou duas vezes e a Copa Nike de Futebol Infantil no mês de abril deste ano no Rio de Janeiro.
Hoje nosso “Pato” é destaque na base do clube onde esta disputando o Estadual Infantil com dois gols nos seis jogos disputados em que o Inter lidera seu grupo.
![]() |
| Conquista de um torneio de expressão (RE) |
Guilherme Pato já tem em seu curriculum uma convocação para a Seleção Brasileira Sub-15 quando fez um período de sete dias de treinamentos no mês de maio e está na expectativa de novas convocações, para jogos oficiais. Como ele diz: “com batalha, força, garra e vontade, com a graça de Deus, tudo acontece”.
![]() |
| Convocação para a seleção: O trabalho sendo reconhecido. (RE) |
Nós quaraienses estaremos sempre o acompanhando e torcendo pelo seu sucesso.
A seguir a entrevista que a Resenha fez com nosso diamante:
Resenha: Fale um pouco da sua carreira... Dificuldades que teve, obstáculos, aprendizados...
Pato: A carreira é um caminho longo, desde as escolinhas formadoras, passando pelo clube formador nas suas categorias de base. As Dificuldades são enormes, pois, sem a ajuda de investidores ou do clube é muito difícil manter-se. Hoje o futebol está muito precoce, com isso o caminho é bastante longo e as dificuldades financeiras são as primeiras a aparecerem.
Na vida estamos sempre aprendendo, nunca deixamos de aprender, devemos ter sempre muita força e dedicação
Resenha: Como você recebeu a notícia da convocação para a Seleção Brasileira Sub-15?
Pato: Bom, eu recebi a notícia através dos meus companheiros quando estava treinando, foi o pai de um dos meninos que joga comigo que avisou. Quando me disseram, achei que era brincadeira, só acreditei quando vi a convocação
Resenha: Você e seus pais esperavam por isso tão cedo?
Pato: Não, foi uma surpresa para eles, porque não se sabe o que os dirigentes da CBF procuram, se é apenas craques ou bons jogadores taticamente.
Resenha: Qual a importância dessa convocação para você?
Pato: A importância dessa convocação para mim além de ser um sonho realizado, também mostra que eu estou no caminho certo, o caminho que todo o jogador procura que é o sucesso.
Resenha: Como foi o período de treinos na seleção?
Pato: Os treinamentos foram de 22 a 29 do mês passado. Foi muito bom à semana que estive lá, muito treino. Foi um sonho estar lá, aprendi muita coisa... movimentações diferentes, várias coisas. Sei que para estar lá à gente tem que batalhar, ter força, garra e vontade e isso graças a Deus nunca me faltou.
Resenha: Fale um pouco mais sobre sua trajetória nas categorias de Base do Inter.
Pato: Eu cheguei ao Inter em 2010, depois de uma peneira realizada em Quaraí e outra realizada em Porto Alegre. Depois fui colocado na base para testes com o grupo titular, fui aprovado em todos os testes e me tornei jogador do Inter. Graças a Deus, de ano em ano é uma batalha vencida!
Resenha: Qual seu estilo de jogo?
Pato: Eu me acho partidário do futebol moderno, com aplicação tática e rápida retomada de jogo ( jogando sem a bola, marcando).
Resenha: Um jogador que você se inspira?
Pato: Bom, tem vários jogadores em que eu me inspiro: Douglas Costa (Bayern de Munique), Philippe Coutinho, Gabriel Jesus, William, Messi, Marco Reus (Borussia Dortmund) entre outros.
Resenha: Um ídolo?
Pato: Meu pai.
Resenha: Me fala de um sonho teu?
Pato: Um dos meus sonhos já foi realizado que era a minha primeira convocação para a seleção brasileira, outro sonho é ser ídolo no Inter e em todos os clubes por onde eu passar.
Também pretendo me manter sendo convocado para a Seleção.
Resenha: Por que “Pato”?
Pato: Foi o presidente Alvíssimo Castro conhecido como Bozó, que me apelidou quando ingressei na escolinha Ruben Paz, porque foi quando Alexandre Pato estava brilhando no Internacional.
Resenha: O que poderia falar sobre a base do Inter?
Pato: A base do Inter faz um grande trabalho, bem realizado, tendo em vista que jogadores da base estão sendo utilizados no grupo principal com sucesso, como: Dourado, Sasha, William, Andrigo...
Resenha: Na sua trajetória na base do Inter qual foi seu melhor momento?
Pato: Meu melhor momento foi na Copa do Brasil Sub-15 em Votorantim-SP em janeiro deste ano, onde fui um dos destaques do campeonato. No Efipan (2015) também foi um dos meus melhores momentos no Inter onde também fui um dos destaques e fiquei na seleção dos melhores jogadores do campeonato.
Resenha: Qual foi o gol mais marcante que já fizeste?
Pato: O gol mais marcante que eu fiz foi no Grenal da semifinal do Efipan, quando estava terminando o jogo, aos 28:45 minutos do segundo tempo, eu pude fazer o gol de cabeça e levar o jogo para os pênaltis.
Resenha: Seu passe pertence ao Inter?
Pato: Eu sou federado ao Inter, por lei o vinculo com o clube só a partir dos 16 anos.
Resenha: Quem é seu empresário?
Pato: Gilmar Veloz.
Resenha: Você já recebeu propostas do futebol Europeu?
Pato: Não. Somente sondagens. .
Resenha: Quais são seus planos para o futuro? Em que clube europeu você sonha atuar?
Pato: Meus planos para o futuro são os de jogar em um grande clube europeu e representar a seleção do meu país em uma copa do mundo. Eu sonho em atuar no Barcelona.
Resenha: Fala um pouco sobre a Escolinha Ruben Paz onde tudo começou.
Pato: Eu só tenho a agradecer à Ruben Paz por tudo, por todos os campeonatos, títulos e vitórias. Agradecer por ter me ensinado a jogar futebol. A Escolinha Ruben Paz é uma ótima escolinha para quem quer ser jogador, tem pessoas muito boas que estão ali, que dão o máximo do seu tempo para ensinar e ajudar as criança para que possam um dia chegar aonde sonham.
Resenha: Deixe uma mensagem para os meninos que buscam o sonho de ser jogador de futebol.
Pato: Peço que nunca desistam, tenham fé em Deus, tenham força, garra, vontade e determinação, porque para Deus nada é impossível. Que corram atrás de seu sonho, busquem com muita insistência, persistência sem nunca desistir.
Resenha: Agradecemos a sua entrevista e desejamos Boa sorte, muitos títulos e muitas outras convocações para a seleção brasileira.






Sem comentários:
Enviar um comentário