sábado, 26 de agosto de 2017

CONHEÇA O PASSADO E O PRESENTE DO FUTSAL DA FRONTEIRA OESTE

Futsal Regional

Sociedade Esportiva e Recreativa Itaqui (S.E.R Itaqui) conquistou
renome no cenário do futsal gaúcho nos anos 90 (Divulgação RE)
O futsal da região que teve o seu auge na década de 90, com o titulo da Série Ouro com a SER ITAQUI no dia 23/12/91, ao vencer a poderosa Enxuta na decisão por 5 x 0 no Ginásio Enxutão no quadrangular final em Caxias onde também participaram a Lagoense e a Perdigão de Marau. 

A Itaqui teve em sua formação de atletas: Paulo Boff, Becon, PC, Serginho, Pazetto, Dico, Henrique, Pixote, Mano,Tica, Choco, Nilvio, Aguirre, Sandro e Negrão. A comissão técnica Treinador: Eugênio Cobre Portillo (in memoriam), Preparador Físico: José Eduardo Coutinho, Massagista: Ivens Santos de Oliveira (in memoriam), Médico: Ademir Coffi Sanchotene e o Roupeiro: Clairton Mario Braga Dorneles. Todos sob a presidência de Adenir Lopes dos Santos (in memoriam).

O time itaquiense representante da região foi ainda Vice-Campeã em 92 e 93. 

O clássico regional entre SER Itaqui e Uruguaianense ficou na história do futsal do estado.
A Região da Fronteira era muito forte, tinha ainda a Uruguaianense, que contava com vários atletas do centro do pais, o 7 de Setembro de Alegrete que tinha um timaço, o Trianon de Livramento.

A nossa cidade teve participantes nos anos 80 e 90 como o Quaraí F.C. representado pela A.A. Apollo e o 7 de Setembro Quaraiense, que participou em 94 e 95 do Estadual Série Bronze, mas devido a falta de apoio, por ser uma competição de altos custos e viagens longas houve desistências das competições. Após essa época a região veio enfraquecendo, por falta de investimentos, de estrutura e com isso caiu por completo no anonimato e no esquecimento.

Assoc. 7 de Setembro/Quaraiense que disputou a Série Bronze. Entre os jogadores o
técnico Cristian de Souza (3º agachado da dir. para a esq.) ainda com cabelo.
Desde o ano de 2014 a região voltou às disputas estaduais com a Celemaster de Uruguaiana, com ginásio lotado em seus jogos e ficando com o Vice Campeonato, a Uruguaianense voltou e com uma cidade que respira Futsal lota o ginásio fazendo muita pressão e mesmo tendo a sua base formada pela prata da casa foi campeão Estadual na Série Bronze sob o comando do ex-craque Noninho e tendo em seu plantel vários atletas que disputam o nosso Citadino, como: Deivid e Rodrigo Brazeiro, Barriga... 

Atualmente a AEU disputa a série Prata mas seu objetivo é o retorno a Ouro, o time está na 5ª colocação com 27 pontos, sendo um a menos que o quarto colocado mas a dez do líder AFF Fortaleza Futsal de Fortaleza dos Valos que soma 37 pontos. São 12 participantes restando ainda cinco rodadas para o término da 1ª fase onde se classificam oito para a etapa decisiva. Depois da demissão do treinador santa-mariense Henrique Braibante com o retrospecto de quatro vitórias, quatro derrotas e um empate nos nove jogos que comandou foi substituído pelo porto-alegrense de 29 anos, Adão Ricardo Galle Vilanova, que tem em seu curriculum a conquista da Série Bronze em 2014 com o União de Nova Petrópolis, trabalhou em 2016 no APF Parobé e atualmente estava no Nadas Branco de Rio Pardo na Bronze. O plantel de jogadores tem seis atletas de fora, com a possibilidade de virem mais três reforços para a fase de mata-mata. 
Time atual da AEU/Supermercado Baklizi na disputa da série Prata 2017 (Divulgação)
Além da AEU a região tem o Serede /São Borja e o Palmeiras/ São Gabriel na Bronze, a Celemaster no Estadual Feminino onde é líder absoluta com 36 pontos na tabela, invicta e com 100% de aproveitamento na competição, o Real/Itaqui no Sub-17 que começa a disputar a 2ª fase depois de ficar em 3º na chave 02, também tem cinco equipes disputando os campeonatos de Base como a Uruguaianense que disputa a 2ª fase do estadual Sub-13 e a Sub-11 que esta no quadrangular final que será disputado no final do mês de setembro. 

Para 2018 com certeza a região terá mais participantes com a volta da SER Itaqui, Bagé, Associação Rosário, São Francisco, e talvez Alegrete e Quaraí possam se somar também.

Fonte: Eleú Oliveira com edição e pesquisas da Resenha

2 comentários:

  1. Tempos Gloriosos do futsal!

    Eh, minha Itaqui, esta saudade que de mim não sai...

    ResponderEliminar
  2. Grandes craques, e clássicos, onde movimentava as famílias aos ginásios.

    ResponderEliminar