Em reunião da Fifa realizada na cidade de Liubliana, Eslovênia, durante a Uefa Euro Futsal, entidade que rege a modalidade propõe mudanças nas regras, tais como restrições ao uso do goleiro-linha.
A homologação pode sair em junho em reunião na Rússia, dias antes da Copa.
Faz parte destas alterações o retorno das cobranças com as mãos das laterais e escanteios. Segundo a regra o cobrador terá o direito de escolher entre repor a bola com os pés, como é feito desde o início da Era Fifa, ou com as mãos. Segundo a Fifa a mudança contribuirá para o aumento do número de gols no futsal.
Entre as quatro propostas de mudanças de regras que foram aprovadas na assembleia da Eslovênia, à mudança nas cobranças de lateral e escanteio (usada até 1989, quando os laterais e escanteios do futebol de salão eram todos cobrados com as mãos) foi a única que teve a contrariedade por parte da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS), que foi representado no ato por dirigentes da Conmebol.
As outras alterações aprovadas pela Fifa foram quanto à reposição de bola por parte do goleiro, quanto ao uso do goleiro-linha e quanto às decisões por pênaltis. Visando aperfeiçoar o jogo tático das equipes, os goleiros não poderão mais lançar a bola diretamente ao ataque. A partir de agora, a bola terá de tocar na quadra de defesa antes de chegar à outra metade. A regra era usada no antigo Futsal Fifusa, disputado antes dos anos 90 com uma bola mais pesada.
Recurso muito comum no futsal da atualidade, o goleiro-linha (quinto jogador atuando como um falso goleiro) só poderá ser utilizado por uma equipe que estiver perdendo. Quanto às disputas por pênaltis em jogos eliminatórios, o número de cobranças muda de três para cinco, como acontece no futebol de campo.
Todas as competições da FGFS continuarão com as regras atuais. Sem alterações previstas para este ano com as novas regras entrando em vigor em 2019.
Fonte Globo Esporte e AGAFUSA.
Sem comentários:
Enviar um comentário