terça-feira, 25 de abril de 2023

Fato do mês no futebol da fronteira Quaraí/Artigas – Seleção Juvenil de Artigas, Campeão Nacional de Seleções Sub-17 do Interior do Uruguai na temporada 2022/2023

Futebol juvenil da fronteira
Selecionado Artiguense Campeão invicto Sub-17 (Foto: Jose Paz)
Artigas depois de sagrar-se campeão Sub-19 nas temporadas 1976/77, 1979/80, 1980/81, 1981/82 e 1982/83, volta a ganhar um juvenil de seleções. Desta vez, depois de 40 anos, na categoria Sub-17 da Copa Nacional de Seleções do Interior do Uruguai que nesta temporada de 2022/23 está na sua 19ª edição, o selecionado juvenil de Artigas, sagrou-se campeão invicto na 5ª edição da categoria que passou a ser disputado na temporada de 2017/18.

Artigas agora é detentor de seis títulos juvenil, se isolando na segunda colocação a um campeonato de Paysandú que tem sete títulos.

Entre os campeões fizeram parte da equipe dois jogadores de Quaraí, são eles o lateral João Tribino e o atacante Alisson Vieira.

O técnico da seleção é conhecido do meio futebolístico de Quaraí, Marcelo de Los Santos, o “Chelo” que fez a sua base no futebol de campo no San Eugênio (clube que atua hoje) e no juvenil da Escolinha e Associação Ruben Paz, com vários títulos na categoria. O preparador de goleiros é o ex-jogador profissional Fabiano Mazzini, também quaraiense.

Cabe ressaltar o grande trabalho realizado na retaguarda, fora das quatro linhas, do gerente do Conselho Executivo da LFA o Sr. Ricardo Barreneche. Há muitos anos trabalhando para a fluidez dos trabalhos burocráticos com a intensão de ver a “blanca” artiguense no mais alto degrau do futebol do interior uruguaio.

Estão de parabéns todos os envolvidos na campanha exitosa do selecionado juvenil Sub-17 de Artigas.


Como se desenvolveu o campeonato em sua forma de disputa

O campeonato teve início em sua primeira fase com as disputas em quatro regionais:

Litoral Norte, Litoral, Sul e Leste.

Em seguida, a Fase Final foi disputada entre o primeiro e o segundo colocado de cada regional, além dos terceiros das Confederações do Sul e do Leste.

Artigas fez parte do litoral norte com Salto capital, Rivera capital, Tacuarembó capital e Paysandú capital.

O regulamento estabeleceu que cada grupo teria a participação de cinco times com jogos em dois turnos, na modalidade todos contra todos, jogando em casa e como visitante. Ao final da fase, quem tivesse somado mais pontos seria consagrado campeão de cada confederação.

O campeão e o vice se classificaram para a fase final da Copa Nacional.


A campanha de Artigas na 19ª Copa Nacional de Seleções do Interior Sub-17

1ª Fase

Os artiguenses estrearam na primeira fase jogando no Estádio Atílio Paiva Olivera em Rivera contra o Rivera Capital, no dia 14/01/23 e venceu por 3 x 0 com gols de Nicolás Laporte duas vezes e Facundo Alvez.

Na segunda rodada Artigas folgou, voltando a jogar no dia 21/01/23 pela 3ª rodada, novamente fora de casa, contra Paysandú Capital no Estádio Artigas. Mais uma vitória, desta vez por 3x1 com gols de Nicolás Laporte, Michael Reyes e Damián González.

Na quarta rodada no dia 25/01/23, jogando em casa no Matías González, venceu Tacuarembó Capital, por 1x0 com gol de Agustín D'Avila.

Na quinta rodada em 28/01/23, último compromisso pelos jogos de ida da primeira fase, Artigas perdeu os 100% de aproveitamento ao empatar sem gols em casa contra Salto Capital. Mesmo assim manteve a invencibilidade.

No dia 04/02/23, começou os jogos de volta da fase inicial. Artigas foi a Tacuarembó no Estádio Raúl S. Goyenola e voltou a empatar. Placar final Artigas 1x1 Tacuarembó Capital, gol de Adrián Núñez.

Na sétima rodada dia 11/02/23, contra Rivera no Matías González, Artigas voltou a vencer, diferente do jogo de dia o placar foi apertado em 2x1 com gols de Rodrigo Marín e Adrián Nuñez.

Folgando na oitava rodada, Artigas voltou a campo pela nona rodada em 18/02/23, novamente no Matías González e venceu novamente o selecionado de Paysandú Capital por 2x0 com gols do artilheiro Nicolás Laporte e Rodrigo Marin.

No dia 25/02/23 no Estádio Ernesto Dickinson em Salto, Artigas venceu como visitante o selecionado Salteño por 2x1 com dois gols de Nicolás Laporte e de forma invicta Artigas foi campeão do Litoral Norte 2022/23 e se classificou junto a Salto Capital para a fase final da Copa Nacional.


Fase Final

Essa fase teve início no mês de março com a participação dos 8 classificados (campeão e vice) das regionais: Litoral Norte, Litoral, Sul e Leste. As equipes foram distribuídas em chaves eliminatórias disputadas em jogos de ida e volta, com os campeões da primeira fase tendo vantagem de fazer o jogo de volta em casa. O chaveamento foi o seguinte:

Litoral Norte: Artigas Capital Campeão do Litoral Norte 2022/23 e Salto Capital;

Litoral: Río Negro Interior (Young) Campeão do Litoral 2022/2023 e Río Negro Capital;

Sul: Canelones Capital Campeão do Sul 2022/2023 e Colonia Interior (Ligas Federadas de Colonia);

Leste: Treinta y Tres Capital Campeão do Leste 2022/2023 e Canelones Interior.


Campanha na Fase Final

Nas quartas de final, Artigas ficou na Chave 4 e enfrentou Colonia Interior (Ligas Federadas de Colonia) e estreou em 04/03/23, jogando em Nueva Helvecia no Departamento de Colonia, Estádio Nacional de Nueva Helvecia,   empatando em 2x2 com gols de Alisson Vieira e Duglas Reyes.

No jogo de volta em casa no dia 11/03/23, no Matías González, deu novo empate em 2x2 com gols de Rodrigo Marín e Nicolás Laporte, na decisão por pênaltis Artigas venceu por 4x3 (marcaram para Artigas Valentino Barreneche, Agustín D’Avila, Facundo Alvez e Facundo González).

Nas semifinais, ficou na chave 2 enfrentando Salto Capital. No dia 19/03/23 no Estádio Ernesto Dickinson em Salto, Artigas venceu por 2x1 com gols de Facundo Cuello e Facundo González.

Nas finais, o selecionado Artiguense enfrentou Río Negro Capital no dia 08/04/23, no Estádio Parque Liebig's e conseguiu uma importante vitória com um bom saldo de gols a favor, que tirou o peso do resultado da volta em casa, venceu o locatário por 3x1 com gols de Rodrigo Marín, Duglas Reyes e Nicolás Laporte.

No jogo de volta em casa no Estádio Matías González no último sábado dia 15/04/23, Artigas mostrou a excelente campanha de invencibilidade durante o campeonato e foi avassalador ante seu opositor e goleou Río Negro por 3x0 com destaque principal para o artilheiro do Juvenil Sub 17 edição 2022/2023 Nicolás Laporte que marcou duas vezes e Adrían Dornelles nos minutos finais completou o escore.

Os artilheiros da Copa Nacional de Seleções do Interior Sub-17 na edição de 2022/2023 foram Nicolás Laporte de Artigas Capital e Rodrigo Gadea de Treinta y Tres Capital, ambos com 10 gols marcados.

Artigas também teve uma das melhores defesas sofrendo quatro gols em cada fase em um total de oito gols.

Artigas na final, teve a seguinte escalação:

Sebastián Abib, Rafael Castro, Agustín D´Avila, Valentino Barreneche, Marco Do Carmo, Facundo Alvez, Adrián Dornelles, Rodrigo Marín, Michael Reyes, Facundo Cuello e Nicolás Laporte.
Técnico: Marcelo de Los Santos.

Relação dos jogadores e comissão técnica que participaram da campanha:

Sebastian Abib
Rafael Castro
Agustin D'avila
Valentino Barreneche
Laren Conti
Marco do Carmo
Adrian Dornelles
Nicolas Laporte
Facundo Coello
Facundo Alvez
Rodrigo Marin
Santiago Rodriguez Blanco
Enzo Fagundez
Facundo Gonzalez
Santiago Rodrigue Nieves
Enzo Rodriguez
Alisson Vieira
Felipe Alves
Damián Gonzalez
Michael Reyes
João Tribino
Hennry Fonseca
Santiago Ramos
Carlos López
Facundo Lemos
Franco Vasconcellos
Gonzalo Machado

Técnico - Marcelo de los Santos (Chelo)
Auxiliar Técnico - Martín Núnez
Auxiliar Técnico - Marcos Trivel
Preparador Físico - Guillermo Alves
Kinesiólogo - Massagista - Miguel Silveira
Preparador de goleiros - Fabiano Mazzini
Roupeiro - Walter Medina Delegado de futebol - Ubiratán Viera

Fonte: Giefi.com e L.F.A.

Sem comentários:

Enviar um comentário