Ginásio de Esportes
Por Lino Soares.
Uma das praças mais importante para o esporte e a cultura em nosso munícipio, será entregue a comunidade de Quaraí.
Retoques finais para a reinauguração do remodelado Ginásio Municipal (RE) |
Depois da iluminação e instalação de poço artesiano no Aluízio Falcão, agora é o Ginásio de Esportes Professor Heráclito de Oliveira Junior, cedido ao município pela Secretaria de Educação do Estado.
Com a reforma e adequação que apesar dos contratempos motivados pela demora nos prazos de conclusão dos serviços, o que ocasionou na quebra de contrato com a empresa vencedora da primeira licitação e um novo processo licitatório que aconteceu no final do mês de setembro último, com a agilidade nos serviços realizado pela nova empresa, o prazo de 4 meses para a entrega da obra, listado no contrato, foi antecipado em um mês a entrega de um belíssimo ginásio de esportes para nossa população.
A obra orçada em mais de R$ 500 mil reais, com recursos próprios da prefeitura de Quaraí, terá uma ampla estrutura multifuncional. O espaço na frente do Ginásio de Esportes, permanecerá aberta durante o dia e parte da noite para que a população desfrute do local.
Como tudo aconteceu
Em julho do ano de 2017, aconteceu uma audiência pública na Câmara de Vereadores, presidida pelo então Ver. Jéferson Pires (atual prefeito municipal), com a presença da diretora do Instituto Diehl, na época a Prof. Carla Salines (hoje aposentada), do representante do Corpo de Bombeiros – Pelotão de Quaraí, vereadores e engenheiro Juliano Goulart entre outros, quando foi colocado em pauta a situação do PPCI do ginásio de esportes e a promessa do poder público de ir atrás das soluções.
A interdição
Pelo descumprimento das normas de segurança - PPCI (Prevenção e Proteção Contra Incêndio) exigidos pelo Corpo de Bombeiros, no ano de 2020 aconteceu a interdição do ginásio de esportes, com isso o local não mais pode ser usado, faltando inclusive a realização dos jogos da decisão do campeonato citadino de futsal daquela temporada.
Depois de várias reuniões e as tentativas sem êxito para que as obras de adequação fossem realizadas e o local voltasse a ser entregue ao público desportista de nossa cidade, no dia 14 de julho de 2021 foi enviado um oficio com o pedido de reforma do ginásio por parte do governo estadual, assinado pelo prefeito Jeferson Pires e pelo vereador Rafael Refatti e encaminhado ao então Secretário do Esporte do RS, deputado Danrlei para que o mesmo intercedesse junto a Secretaria de Educação para que tal solicitação fosse acolhida. A resposta enviada pelo secretário foi de que devido a muitas demandas de infraestruturas em escolas no Estado, o pedido deveria demorar algum tempo para ser atendido.
A municipalização do Ginásio de Esportes
No mês de maio de 2022, depois de mais de dois anos de interdição, o prefeito Jeferson Pires assinou convênio de municipalização do ginásio, condicionando o município a fazer as reformas e adequação e devolver a praça de esportes aos praticantes do futsal, a população de Quaraí e ao Instituto Diehl que continuará utilizando as instalações, como sempre o fez, tanto para as aulas de educação física, campeonatos e demais atividades. Na época, participaram da assinatura do convenio além do Prefeito, o então Diretor Geral da Secretaria de Esporte do Estado Rafael Refatti, os deputados estaduais Frederico Antunes e Mateus Wesp e também o diretor geral da Secretaria de Educação Guilherme Corte.
Os recursos
A obra que está sendo concluída, provém de recursos próprios do município. Sendo mais uma obra nessa modalidade na atual gestão.
A reforma, revitalização e a adequação as normas de segurança
Dentre as várias alterações na estrutura física do agora Ginásio Municipal de Esportes, a área interna recebeu a colocação de corrimãos laterais e centrais, guarda-corpos nas arquibancadas e a construído de um espaço para PNEs (Pessoas com necessidades especiais) nos dois lados. Para finalizar a remodelagem das arquibancadas foi colocado mais de 600 assentos confortáveis e seguros.
Os banheiros masculino e feminino, receberam adaptação para cadeirantes e nos vestiários aconteceu a reforma dos sanitários e a troca dos pisos de parquet para cerâmica.
Foram retirados os degraus na entrada de acesso ao ginásio e nos fundos foi ampliada a porta que dá acesso para a parte externa, com abertura para fora, adaptando para a acessibilidade e saída de emergência com a instalação de barra antipânico, assim como nos portões de acesso, tudo atendendo as normas do Corpo de Bombeiros.
A quadra de jogo foi lixada, passado resina, pintado as linhas de demarcação, colocado os novos e modernos placar eletrônico, um em cada lado da quadra, e a iluminação foi totalmente substituída por lâmpadas leds.
A parte externa foi revitalizada, recebendo pavimentação em blocos intertravados com material de primeira qualidade, esse tipo de piso é permeável e traz ganhos quanto ao meio ambiente, pinturas em toda a área física do ginásio, reparo na fiação elétrica (cabos da área externa em tubulação subterrânea), luminárias externas com fotocélula. Na área externa também tem um novo local para o hasteamento das bandeiras, uma meia quadra de basquete (basquete street), uma pracinha com brinquedos e bancos distribuídos na área de recreação e um campo de futebol infantil cercado por alambrado.
Essas são algumas ou quase a totalidade das alterações realizadas no Ginásio de Esportes Prof. Heráclito de Oliveira Junior que será entregue para a comunidade nos próximos dias. Está previsto após a reinauguração, no domingo 17/12, a realização da final do Citadino de Futsal de 2020 interrompido pela interdição das instalações.
Sem comentários:
Enviar um comentário