segunda-feira, 12 de outubro de 2020

Em 2019 há 11 anos aconteceu o maior evento do futebol infantil em Quaraí

Futebol Infantil

Anderson Daronco apitou a final entre Cruzeiro de Santiago e SER Caxias
Há 11 anos atrás, nesta data e numa segunda-feira, terminava a 2ª Copa Internacional de Futebol Infantil Ruben Paz, foram períodos de muito trabalho de forma voluntária por aguerridos futebolistas encabeçados por Alvíssimo Castro (Bozó), Lino Soares, Pichula, Nelsinho Emanueli dos Santos, Thiago Castro e Fabricius Pazzinato auxiliados por alguns familiares e voluntários, mais as parcerias da Fundergs (na ocasião secretariada pelo hoje prefeito de Livramento Solimar Charopen), Antônio Fagundes do Flamengo de Alegrete fundamental para conseguirmos o apoio do Estado e do ex arbitro Luiz Carlos Boaro, mais o apoio da Prefeitura de Quaraí (Gediel e Joãozinho), Intendência de Artigas, 5º R C Mec e demais instituições de Quaraí e Artigas que fizeram possível a realização do evento que trouxe pela primeira vez em Quaraí a base de importantes clubes do cenário Estadual, Nacional e Uruguaio.

Os destaques do Peñarol no torneio estiveram nessa seleção Uruguai Sub17 em 2015 na disputa do Sul-Americano e do mundial. Latorre nº 7, Buschiazzo nº 3 e Kevin Méndez atrás do nº 20 Damián Costa que jogou na Ruben Paz.




 

Recordando o evento

Com o lema: "Treinar crianças e jovens é uma atividade extremamente interessante e atrativa, mas que atribui a todos os que a acompanham... uma elevada responsabilidade face à sociedade e sobretudo à própria criança" se fizeram presente em Quaraí, clubes como: SC Internacional, C.A. Peñarol de Montevideo, Juventude Caxias, SER Caxias, Brasil de Pelotas, E.C. São José, Guarani de Bagé, Cruzeiro de Santiago, Grêmio/Odair de Erechim, Sá Viana, AABB de Uruguaiana, AESB São Borja, Escolinha Ronaldinho/Santa Maria, Bageense, Getúlio Vargas, Flamengo de Alegrete e os representantes da casa Associação Ruben Paz e Defensor Artigas/Quaraí do goleiro Washington Aguerre, ex-Peñarol com passagem pelo Miramar, Plaza Colonia e atualmente titular do Cerro Largo da Primeira Divisão do Uruguai.

Entrega do projeto do evento ao Secretário Ico Charopen em Alegrete
 Alguns empecilhos fizeram com que os organizadores do evento dessem um passo atrás na realização da 3ª CIFIRP e foi mais um torneio infantil que nossa cidade teve. Torneio que além dos belíssimos troféus teve a premiação em dinheiro para os vencedores. A secretaria de Indústria, Comercio, Desporto, Lazer e Turismo do município foi fundamental no auxílio da organização que teve uma semana antes nas dependências do Clube Comercial, a escolha da Rainha do Torneio com treze jovens disputando o posto: Aline da Luz, Andréia Raiane, Andriele Pinto, Ariane Domingues, Carolina Corrêa, Fabiana Benites, Géssica Pacífico, Hellen Bueno, Jéssica Deferrari, Kassiely da Costa, Natalia Cuty, Nizia Soares e Rubiane Soares foram as concorrentes. Os jurados Mauro Almeida, Jorge Falcão, Vânia Menezes, Tatiana Gediel e Lisiane Fernandes, escolheram como segunda princesa, Géssica Pacifico, primeira princesa, Kassiely da Costa e a grande vencedora, Caroline Corrêa, eleita como a soberana da 2ª CIFIRP. A faixa foi passada pela Rainha da 1ª edição Lisiane Fernandes para a então escolhida Caroline Corrêa. Um fato importante hoje para nós, foi a presença de Anderson Daronco trabalhando em um torneio em Quaraí. Me lembro quando o ex arbitro Luiz Carlos Boaro que muito nos ajudou na coordenação, nos disse que por motivo de datas o famoso arbitro Carlos Simon não poderia comparecer no evento para apitar a final da categoria maior, mas que estava enviando um promissor arbitro que no futuro seria um dos melhores do Estado. Hoje esse arbitro é um dos melhores do pais e da FIFA e apitou cobranças de pênaltis à luz dos faróis dos carros que estavam atrás da goleira da rua Reverbel.

Rainha Caroline e as princesas Kassiely e Géssica

Liziane Fernandes foi a rainha da 1ª edição da CIFIRP

 A premiação da 2ª COPA INTERNACIONAL DE FUTEBOL INFANTIL RUBEN PAZ 2009 (CIFIRP) foi a seguinte:

Categoria Sub-17 (Nascidos em 1992/93)

CAMPEÃO: S.E.R. CAXIAS DO SUL e CRUZEIRO E.C. de SANTIAGO – Um fato inusitado aconteceu na final da categoria maior ocorrida no final da tarde do dia 12/10/09, o jogo no tempo normal terminou empatado em 0x0. A decisão foi para as cobranças de penalidades, após as séries de cobranças sem ter um vencedor o arbitro Anderson Daronco em comum acordo entre a organização e as equipes deu por encerrado o jogo. A premiação foi dividida entre os dois times.

Recebeu o Troféu de Campeão em homenagem ao Sr. JOSÉ ANTÔNIO ARDAIS WORTMANN (Bido Wortmann) a equipe do Cruzeiro de Santiago e o troféu de Vice In Memorian a CARLOS EDUARDO RIANI ARIETA (Gordo Riani) a SER Caxias mais a premiação em dinheiro. O 3º lugar ficou com o S.C. INTERNACIONAL que recebeu o Troféu em homenagem ao Sr. FLÁVIO GARCIA DA ROSA SELVERO (Gordo Selvero). A Disciplina ficou também com o CRUZEIRO E.C. de SANTIAGO que recebeu o Troféu em homenagem ao Sr. JOÃO BATISTA RODRIGUES SOARES (Everaldo). O Atleta Revelação foi DIONATAN MACHADO DE OLIVEIRA (Tinga) da S.E.R. CAXIAS DO SUL que recebeu o Troféu em homenagem ao Sr. CLAUDIO EDUARDO SELVERO (Pichula). O Goleiro Menos Vazado foi GUILHERME SCHIMIDT do CRUZEIRO E.C. de SANTIAGO que recebeu o Troféu em homenagem ao Sr. JOÃO FERNANDES LEMES NETO (goleiro Joãozinho) e o Goleador da categoria foi TIAGO RODRIGUES do S.C. INTERNACIONAL que recebeu o Troféu em homenagem ao Sr. ZÓZIMO PEREIRA DOS SANTOS.

Categoria Sub-15 (Nascidos em 1994/95)

O Campeão foi o E.C. JUVENTUDE de Caxias que superou o favorito S.C. Internacional na final ao vencer por 1x0 na prorrogação. O time caxiense recebeu o Troféu em homenagem ao Sr. JOSÉ ANTÔNIO ARDAIS WORTMANN (Bido Wortmann) mais a premiação em dinheiro. O Vice-Campeão S.C. INTERNACIONAL, recebeu o Troféu em homenagem IN MEMORIAN A CARLOS EDUARDO RIANI ARIETA (Gordo Riani). O 3º Lugar ficou com o E.C. SÃO JOSÉ de Porto Alegre que recebeu o Troféu em homenagem ao Sr. FLÁVIO GARCIA DA ROSA SELVERO (Gordo Selvero). A Disciplina ficou com a ESC. FUT. M.S. DE SÃO BORJA que recebeu o Troféu em homenagem ao Sr. JOÃO BATISTA RODRIGUES SOARES (Everaldo). O Atleta Revelação foi FRANCISCO CARLOS CARVALHO do E.C. SÃO JOSÉ de Porto Alegre que recebeu o Troféu em homenagem ao Sr. CLAUDIO EDUARDO SELVERO (Pichula). O Goleiro Menos Vazado foi AIRTON MICHELON do E.C. JUVENTUDE de Caxias que recebeu o Troféu em homenagem ao Sr. JOÃO FERNANDES LEMES NETO (Goleiro Joãozinho) e o Goleador foi ANDRIGO OLIVEIRA do S.C. INTERNACIONAL que recebeu o Troféu em homenagem ao Sr. ZÓZIMO PEREIRA DOS SANTOS.

Categoria Sub-13 (Nascidos em 1996/97)

O Campeão foi o E.C. SÃO JOSÉ de Porto Alegre que venceu o C.A. Peñarol de Montevidéu nas cobranças de pênaltis depois do jogo ter terminado em 0x0 no tempo normal. Os porto-alegrenses receberam o Troféu homenagem ao Sr. JOSÉ ANTÔNIO ARDAIS WORTMANN (Bido Wortmann). O Vice-campeão, C. A. PEÑAROL recebeu o Troféu em homenagem IN MEMORIAN A CARLOS EDUARDO RIANI ARIETA (Gordo Riani). O 3º Lugar, C.T. SÁ VIANA de Uruguaiana, recebeu o Troféu em homenagem ao Sr. FLÁVIO GARCIA DA ROSA SELVERO (Gordo Selvero). A Disciplina ficou também com E.C. SÃO JOSÉ de Porto Alegre que recebeu o Troféu em homenagem ao Sr. JOÃO BATISTA RODRIGUES SOARES (Everaldo). O Atleta Revelação foi GONZALO LATTORE do C.A. PEÑAROL que recebeu o Troféu em homenagem ao Sr. CLAUDIO EDUARDO SELVERO (Pichula). O Goleiro Menos Vazado foi THIAGO CARDOZO do C. A. PEÑAROL que recebeu o Troféu em homenagem ao Sr. JOÃO FERNANDES LEMES NETO (Goleiro Joãozinho) e o Goleador foi LEONARDO SPÍNDOLA do E.C. SÃO JOSÉ de Porto Alegre que recebeu o Troféu em homenagem ao Sr. ZÓZIMO PEREIRA DOS SANTOS.

Entre os jogadores que se destacaram no decorrer da competição e que hoje despontam no cenário profissional, cito os seguintes:

Pelo Peñarol de Montevidéu

Fabrizio Buschiazzo (Zagueiro) - Jogador do Peñarol capitão das seleções uruguaia de base, foi emprestado para o Defensa y Justicia da Argentina nas temporadas 2016/17, depois transferiu-se para a Itália onde disputou a Série C do Italiano primeiro pelo Matera, depois Pisa, Robur Siena e atualmente está no Casertana.

Thiago Cardozo (Goleiro) - Pertence ao Peñarol onde atualmente está no time principal, não saiu do clube, defendeu a seleção uruguaia em sul-americanos e mundiais Sub-15, 17 e 20.


 Kevin Méndez (Centroavante - meia ofensivo) - Jogador que começou na base do Chacarita de Flores e em seguida foi para o Peñarol de Montevidéu sendo no início uma das novas promessas do futebol uruguaio, passou por todas as categorias da Seleção uruguaia. Em 2015 foi vendido para a Roma da Itália e a partir daí passou por empréstimo por clubes como Perugia, Lausanne da Suíça, Viterbese da Série C da Itália. Em 2018 foi cedido sem custo ao Karpaty da Ucrânia, ficando livre em 2019. Desde janeiro pertence ao Defensor Sporting do Uruguai estando disputando o Uruguaio 2020 no time titular.

Gonzalo Latorre (Atacante) - Jogou na base do Peñarol até o ano de 2015 quando foi para o C.A. Atenas que no mesmo ano liberou o jogador ao Cruzeiro de Minas Gerais, ficou até o inicio de 2020 sendo emprestado nesse período ao Sambenedettes da Série C do Italiano. Desde janeiro está no Cerro Largo F.C. liberado pelo clube mineiro, disputa a Primeira Divisão do Uruguai.

Darwin Ávila (Lateral Esquerdo) - Jogador de Artigas. Esteve na Seleção Uruguaia Sub-17 em 2013. Ficou na base do Peñarol até 2016 quando foi para o Boston River da Primeira Divisão do Uruguai ficando até 2018. Em 2019 se transferiu para o Americano de Campos-RJ. Atualmente está sem clube.

Pela Associação Ruben Paz

Damián Costa (Meio-campo) - Jogador artiguense do San Eugenio que Jogou pela Associação Ruben Paz de Quaraí no torneio e após foi para a base do Peñarol de Montevidéu onde permaneceu até o ano de 2019 atualmente está no CD Villa Española na Série B do Uruguai. Antes foi emprestado pelo carbonero aos clubes: Rentista e Tanque Sisley.

Adrian Serpa (Goleiro) - Jogou pela Associação Ruben Paz, fez a base no Juventude Caxias e no São Borja. Disputou o amador da Segunda e Primeira Divisão de Artigas pelo C.A. Defensor antes de ir para o profissional do Santo Ângelo. Atualmente está no Murici F.C. da Primeira Divisão de Alagoas.

Pelo S.C. Internacional

Andrigo Oliveira (meia ofensivo) - Ficou na base do Inter até 2016 (participou das Seleções de base do Brasil). Em 2017 passou para o time principal, mas não conseguiu se firmar, daí começou a ser emprestado até o início de 2020. Primeiro foi para o Atlético Goianiense, depois Ceara, Sport Recife, Vitória da Bahia e Figueirense. Atualmente, vendido pelo Inter, está no CSA disputando a Série B do Brasileiro.

Assim foi um resumo de uma competição tirada do papel por corajosos desportistas quaraienses que com escassos recursos conseguiram organizar uma competição em três categorias desenvolvida em quatro dias. Não foi fácil, foi cansativo e desgastante, mas gratificante. Com o apoio da comunidade e de setores públicos se conseguiu levar em frente esse grande evento que levou o nome de Quaraí além fronteiras.











Sem comentários:

Enviar um comentário