segunda-feira, 8 de agosto de 2022

No primeiro ano de um clube de Artigas na AUF, Artigas SAD fica na primeira fase

Futebol da Fronteira
Agora Artigas SAD aposta suas forças na Copa AUF Uruguai (Foto: Twitter @ArtigasSAD)
O Club Atlético Artigas ou Artigas SAD na estreia representando a cidade vizinha em um campeonato a nível profissional da AUF, ficou na primeira fase, a seis pontos de passar para a liguilla da Liga da Primeira Divisão Amadora do Uruguai Edição 2022.

Depois de disputar os dez jogos da 1ª fase (Fase Regular) onde se classificavam os cinco primeiros colocados em cada serie do Campeonato Uruguaio da Liga da Primeira Divisão que no Brasil seria a Série C do Brasileirão, o representante de Artigas que tem a sede na capital uruguaia, ficou de fora da fase decisiva da terceira divisão do futebol uruguaio e agora dedica as suas forças para seguir na briga pela Copa do Uruguai onde amanhã enfrenta o Central Español pela segunda eliminatória do certame de 2022. Artigas SAD ficou em sétimo lugar a seis pontos do ultimo classificado da sua série, o Deportivo Maldonado.

O C.A. Artigas nesta fase, mandou seus jogos como locatário no Estádio Matías Gonzalez em Artigas, no Estádio Walter Martínez Cerruti em Bella Unión e no Parque Palermo em Montevideo. A campanha do clube teve 4 vitórias, sendo: na estréia em Artigas contra o Parque Del Plata de Montevideo por 4x0, em Montevideo como visitante contra o Alto Perú por 3x0 e 3x2 contra o Huracán Buceo como visitante em Montevideo e no ultimo compromisso jogado como locatário no Estádio Palermo em Montevideo, venceu o Basáñez por 1x0). Teve 1 empate em 0x0 com o Canadian Soccer Club jogando em Bella Unión que virou derrota depois que perdeu os pontos resultante de um julgamento da mesa executiva da AUF que comprovou que um dos jogadores de Artigas tinha jogado com a ficha médica vencida, que somou a mais 5 derrotas, sendo: três como visitante contra Deportivo Colonia em Juan Lacaze no Departamento de Colonia por 1x0, contra o Club Oriental em La Paz no Departamento de Canelones também por 1x0 e contra o Tacuarembó F.C. por 2x0 e duas derrotas como mandante sendo uma em Artigas contra o Platense de Montevideo por 3x0 e outro em Bella Unión contra o Potencia também da capital por 2x0. Como deu para ver o desempenho como locatário com as três derrotas, tiraram a oportunidade do representante artiguense de passar para a fase decisiva. Depois de começar de forma avassaladora com duas goleadas, Artigas caiu de produção e com baixo desempenho em casa nas rodadas subsequentes, ficou pelo caminho.
Em seu ultimo compromisso contra o C.A. Basáñez, Artigas venceu (Foto: Twitter @AmateurAUF) 
Mas o clube está no caminho certo, mesmo que os objetivos traçados pela direção para esse primeiro ano em uma das divisões do futebol profissional uruguaio, que era o de ascender a segunda divisão, não tenha acontecido.

O treinador do clube nessa temporada foi Leonel Pilipaukas (47 anos) ex-jogador de futebol (meio campista) com passagens por Bella Vista, C.A. Peñarol, Fénix, Platense, Deportivo Maldonado e Boston River, todos clubes do Uruguai, também jogou em clubes argentinos e no Atlético de Madrid (1998/2000) foi também vice-campeão da Copa América de 1999 pela Seleção Uruguaia. Encerrou a carreira aos 39 anos.

No plantel de jogadores estiveram os artiguenses, WILLIAM FERREIRA (centroavante de 39 anos, ex-Defensor Sporting, Liverpool Uruguay, Independiente del Valle, Bolívar e Real Tomayapo da Bolivia, AXEL BARRETO (zagueiro de 20 anos, ex-Defensor Sporting e Seleção Uruguaia de base e GONZALO PEREIRA (centroavante de 25 anos, ex-Danúbio F.C. e Miramar com passagem pela seleção sub-20 do Uruguai) que se somaram a vários jogadores com passagens pelo futebol profissional do interior e da capital uruguaia. A média de idade é de 26 anos, com os experientes Willian Ferreira de 39 e Hugo Souza de 37 anos os de mais idade e o goleiro Hernán Espinoza de 20 anos, o centro avante Rodrigo Moreira (autor de um dos gols na vitória pela Copa AUF Uruguai), Nicolás Mosquilo e Nicolás Becerra com 21 anos os mais novos do plantel.

O clube fundado em 18/03/1927 no Bairro La Teja na capital Montevideo, leva as cores azul, branco e vermelho da bandeira artiguense, nesse ano passou a ser SAD (Sociedade Anônima Desportiva) depois que os investidores de Artigas, entre eles Rafael Monge (presidente do Wanderers F.C. e empresário de jogadores no futebol mexicano e europeu).

O projeto a nível departamental foi iniciado entre 2019 e 2020 através do empresário Rafael Monge que teve o auxílio dos ex-jogadores Mário Saralegui e Carlito Bueno (amigos de infância) com o sonho de colocar Artigas no cenário do futebol profissional do Uruguai. Com isso, embora prejudicado pela pandemia, o projeto foi tocado em frente. Foi criado, antes da pandemia do Covid, uma associação civil denominada Artigas Capital, mas que foi voto vencido no congresso de AUF (Associação Uruguaia de Futebol) que não aceitaram a inclusão de mais clubes em suas competições, com isso, Monge e mais dois empresários que fazem parte da sociedade contataram o Club Atlético Artigas que já disputa torneios da AUF e formaram um acordo, transferindo o clube para a fronteira, nascendo assim o C.A. Artigas SAD que está representando o departamento na AUF. A partir desse ano Artigas começa a formar o grupo de juvenis Sub-14 e Sub-16, para a disputa de competições do clube a nível nacional, com isso, vai iniciar nesse mês de agosto, a captação de jovens valores para a sua base. Em um futuro próximo, será construído um complexo esportivo de qualidade, para os treinamentos das categorias juvenis e com isso trazer mais emprego para os artiguenses. Monge já contatou, para a captação desses jovens, o amigo e ex-jogador Carlitos Bueno (com passagens pela seleção uruguaia e vários clubes mundiais), Victor Pires Alvez que está na Argentina e Jackson Perez que trabalha nesse meio e tem experiência no futebol juvenil. É ideia, a formação de um grupo forte de treinadores artiguenses que conhecem o ambiente do futebol juvenil local para com isso, formar um grupo forte para a disputa desses campeonatos. Para o empresário artiguense, a cidade tem a matéria-prima e os jogadores que darão condições de Artigas disputar com qualidade, os campeonatos juvenis da AUF.

Artigas SAD nessa temporada, disputa também a Copa Uruguaia que inicialmente tinha previsão de ser realizada em 2020, mas que veio sair do papel nesse ano. Essa competição é uma forma de integrar o futebol do interior com o da capital do país vizinho. Pela Copa AUF Uruguay, o representante artiguense disputa amanhã a 2ª eliminatória, a partir das 13:30 hs contra o Central Español no Estádio Parque Palermo em Montevideo. Na 1ª eliminatória no dia 20/07 jogando em Tacuarembó, eliminou o Wanderers Juvenil por 2x1.

Esse foi um resumo da estreia do ARTIGAS SAD no futebol profissional da Associação Uruguaia de Futebol – AUF.

Fonte: Twitter @ArtigasSAD e @AmateurAUF – Facebook – Pase de Gol/PGtuprogramadeportivo – es.wikipedia.org e elobservador.com.uy.

Sem comentários:

Enviar um comentário