Futebol de base na fronteira
Palmeirinhas comemora o título depois das cobranças de pênaltis. |
Um resumo das finais
Categoria Sub-15
Essa categoria tinha como favoritos pela campanha na fase inicial o Danúbio F.C. e a Escolinha Planap Club, a Escolinha Palmeirinhas que teve uma fase inicial ruim com apenas a vitória sobre o Misiones na primeira rodada e nos confrontos contra Planap e Danúbio caiu pelo placar de 2x1 e 2x0, sucessivamente.
Mas como no futebol existem surpresas, a escolinha do Rafael Fernandes comandada pelo melhor treinador da competição Carlos Nuñes da Rosa, cresceu a partir da semifinal onde eliminou o favorito Danúbio devolvendo os 2x0 da última rodada da fase inicial, na decisão fez um jogo igual contra o Planap, superando o desfavor do vento forte durante a primeira etapa do jogo. O Palmeirinhas nessa final, soube superar as dificuldades impostas pelo adversário, soube controlar as investidas em bolas longas do adversário o qual se beneficiava com o vento a seu favor, e com trocas de passes e força na marcação depois da entrada do pequeno Henzo Pintos que ajudou Lucas Nuñez e a dupla de zaga formada por Barreneche e Medina, após o gol sofrido e a saída de Miguel Rodrigues, conseguiu conter os bons atacantes do Planap. A Escolinha Planap Club teve a oportunidade de matar o jogo antes de sofrer o gol de empate, duas através de Alvez, sendo que uma a bola foi desviada pelo goleiro e bateu na trave, mas mesmo com a pressão na saída de bola na primeira parte do tempo inicial, deixou o Palmeirinhas crescer no jogo e fazer o gol de empate nos acréscimos do primeiro tempo. Facundo Alvez, o artilheiro e jogador destaque do campeonato, também autor do gol na final, foi o principal jogador nesse encontro, ao lado do veloz atacante pela esquerda Damian Gonzalez, que em uma saída de bola infeliz entre o goleiro Santiago e o zagueiro Barreneche, pressionou o zagueiro roubou a bola e teve a sua camiseta puxada, prejudicando o arremate a gol, no lance o jogador e o treinador Gabriel reclamaram a não marcação de pênalti, mas o arbitro Jeferson Retamar mostrou que não tinha autorizado o reinicio do jogo. Outro jogador importante nas investidas de ataque do time foi o centro avante Bizera. Na parte defensiva foi destaque o volante Facundo Lemos e o lateral Do Carmo. O goleiro Almeida foi pouco exigido e no gol sofrido, foi traído pela trajetória da bola que desviou na zaga e o encobriu.
O Palmeirinhas foi um time aguerrido, soube jogar com o resultado adverso depois de sofrer o gol nos primeiros minutos do jogo. A saída da defesa para o ataque com troca de passes foi fundamental para não ser sufocado pelo adversário que jogou toda a primeira etapa com o vento a favor. O diferencial do Palmeirinhas para o Planap nesse jogo, foi o futebol compactado exercido pelo time durante o jogo inteiro, a defesa muitas vezes conseguindo parar as investidas de ataque exercida pelo trio de atacantes artiguense do Planap, Alvez, Bizera e Gonzalez, soube sair da marcação alta e ficou por mais tempo com a posse de bola.
O gol do Palmeirinhas aconteceu nos acréscimos do primeiro tempo, depois de uma sequencia de cobranças de escanteio, Endrik mandou a bola na pequena área e no bate e rebate, o zagueiro Valentino Barreneche chutou de virada, a bola desviou no marcador e encobriu o goleiro do Planap.
Novamente o meio de campo do Palmeirinhas funcionou e esteve bem postado na marcação na cabeça da área e intermediaria defensiva, com a boa marcação de Henzo e Nuñez. Na criação de jogadas o camisa 10 Adrian desequilibrou mais uma vez, municiando os atacantes Hendrik e Alisson que junto ao centro avante Rivas levaram perigo a boa defesa do Planap.
A defesa quando exigida deu conta do recado, os laterais ficaram mais contidos em comparação ao jogo da semifinal, quando o lateral Lorenzo Duarte deu mais ofensividade ao ataque, como foi expulso contra o Danúbio, jogou em seu lugar Matias Resende que ficou mais na marcação e poucas vezes apoiou. O goleiro Santiago novamente foi fundamental na decisão com defesas importantes durante o jogo e nas cobranças de pênaltis.
O jogo terminou empatado em 1x1 e nas cobranças de falta o Palmeirinhas foi mais feliz e com a defesa do goleiro Santiago na cobrança de Henry Fonseca e com a precisão nas cobranças, venceu por 5x4 e ficou com o título.
Os times:
PLANAP CLUB: 1 Ryan Almeida; 6 João Tribino, 3 Matheus Santana, 4 Kauã de Juli (16 Eduardo Echevarria) e 2 Marco Do Carmo; 5 Facundo Lemos, 11 Henry Fonseca, 8 Facundo Alvez; 7 Talyson Acosta (10 Eduardo Moura), 9 Mikael Bizera e 17 Damian Gonzalez. Técnico: Gabriel Missio.
PALMEIRINHAS: 12 Santiago Rodrigues; 2 Matias Resende, 20 Valentino Barreneche, 4 Miguel Rodrigues (18 Henzo Pintos)(22 Hercoles Pintos) e 17 Riquelme Duarte; 21 Gabriel Medina, 8 Lucas Nuñez, 10 Adrian Dornelles; 7 Endrik Silveira, 9 Felipe Rivas e 11 Alisson Vieira. Técnico: Carlos Nuñez.
Gols: Facundo Alvez (Planap) e Valentino Barreneche (Palmeirinhas)
Decisão nas cobranças de Pênaltis:
Converteram para o Palmeirinha - Valentino Barreneche, Hercoles Pintos, Lucas Nuñez, Alisson Vieira e Endrik Silveira.
Converteram para o Planap - Marco Do Carmo, Facundo Lemos e Facundo Alvez. Perdeu a cobrança o jogador Henry Fonseca.
Cartão Amarelo: Matheus Santana e Facundo Alvez (Planap), Adrian Dornelles e Riquelme Duarte (Palmeirinhas)
Os destaques da categoria Sub-15, além do título de campeão a Escolinha Palmeirinhas que recebeu o Troféu em homenagem ao desportista e ex-jogador Jeferson “Luro” Guterres e vice para a Escolinha Planap Club, foram os seguintes:
Artilheiro: Facundo Alvez (Planap Club)
Goleiro Menos Vazado: Ryan Almeida (Planap Club)
Melhor Treinador: Carlos Ivan Nuñes da Rosa (Palmeirinhas).
Categoria Sub-17
Na decisão da Sub 17, se confirmou o favoritismo na competição do Danúbio que sobrou tanto no campeonato como na finalíssima. Na final entre os dois times de Artigas, o alvinegro goleou o Misiones por 6x0. O Danúbio não deu moleza para o adversário e desde os primeiros minutos do jogo sufocou o Misiones e os gols foram acontecendo ao natural com a garantia do resultado e a goleada já no primeiro tempo de jogo que terminou em 5x0.
No primeiro minuto do tempo inicial, pareceu que o jogo seria parelho, o Misiones teve a posse da bola e pressionou o Danúbio, depois disso o alvinegro começou a dar as cartas e aos três minutos através do artilheiro do torneio, Juan Ricetto, o Danúbio abriu o placar. Dois minutos depois Romero Ardohain em cobrança de falta marcou o segundo. No segundo tempo Ricetto marcou mais uma vez e a goleada se completou com três gols de Guillermo Rodriguez.
Os destaques da categoria Sub-17, além do título de campeão ao Danúbio F.C. que recebeu o Troféu em homenagem ao desportista e ex-jogador João Batista “Everaldo” Rodrigues e vice para o Misiones F.C., foram os seguintes:
Os times:
MISIONES FC: 1 Matheus Batista; 13 Carlos Fernandez, 3 Felipe Montaña, 4 Juan Bautista (14 Mateo Cuello) e 2 Gregorio Rodriguez; 5 Bruno Mendez, 8 Nicolas Silveira (11 Anselmo Paz), 7 Ronald Perez (15 Ezequiel Viera), 16 Santiago Aranda (10 Gastón de Souza), 19 Nico Arregin e 9 Eduardo Villareal. Técnico: Ale
DANÚBIO FC: 1 Facundo Souza (12 Santiago Acevedo); 6 Romero Ardohain (17 Jorge Fernandez), 18 Leonardo Ferreira (16 Diego Montero), 13 Franco Moraes e 9 Michael Reyes (21 Ronald Tabares); 5 Facundo Morales, 8 Facundo Costa, 7 Guillermo Rodriguez (14 Enzo Camargo), 19 Nico Arregin (25 Lautaro Vargas), 11 Juan Ricetto e 15 Taylor Armani (3 Denis Tejeira). Técnico: Miguel Olivera.
Gols: Guillermo Rodriguez (3 vezes), Juan Ricetto (2 vezes) e Romero Ardohain.
Cartão Amarelo: Eduardo Villareal (Misiones), Facundo Morales, Enzo Camargo e Nico Arregin (Danúbio)
Cartão Vermelho: Felipe Montaña (Misiones)
Os destaques da categoria Sub-17, além do título de campeão ao Danúbio F.C. que recebeu o Troféu em homenagem ao desportista e ex-jogador João Batista “Everaldo” Rodrigues e vice para o Misiones F.C., foram os seguintes:
Artilheiro: Juan Ricetto
Goleiro Menos Vazado: Facundo Souza (Danúbio) nenhum gol sofrido.
Melhor Treinador: Miguel Oliveira (Danúbio).
Está de parabéns toda a equipe da SEDEL pela excelente organização do campeonato apresentando as instalações do velho Aluízio Falcão em condições para atender tanto os espectadores como os protagonistas dos espetáculos.
Danúbio F.C. campeão na categoria Sub-17 (Foto SEDEL) |
Escolinha Palmeirinhas campeã na categoria Sub-15 (Foto SEDEL) |
Findado este evento, teve o seguimento no ultimo sábado (09/07), a Copa Geslaine "Baiana" Almeida na categoria Sub-11 com mais uma rodada e os jogos sendo realizados no Estádio Aluízio Falcão. Participam deste torneio as equipes quaraiense: Escolinha Ruben Paz, Escolinha Planap, Escolinha Zona Norte e E.C. Bataclã, mais a participação do San Eugenio FC e Misiones FC da vizinha cidade de Artigas. No decorrer da semana estaremos informando os resultados, classificação e próxima rodada.
Redação Lino Bordão com fotos das equipes campeãs do facebook da Prefeitura de Quaraí.
Sem comentários:
Enviar um comentário