Futebol de base na fronteira
![]() |
| Palmeirinhas comemora o título depois das cobranças de pênaltis. |
Um resumo das finais
Categoria Sub-15
Essa categoria tinha como favoritos pela campanha na fase inicial o Danúbio F.C. e a Escolinha Planap Club, a Escolinha Palmeirinhas que teve uma fase inicial ruim com apenas a vitória sobre o Misiones na primeira rodada e nos confrontos contra Planap e Danúbio caiu pelo placar de 2x1 e 2x0, sucessivamente.
Mas como no futebol existem surpresas, a escolinha do Rafael Fernandes comandada pelo melhor treinador da competição Carlos Nuñes da Rosa, cresceu a partir da semifinal onde eliminou o favorito Danúbio devolvendo os 2x0 da última rodada da fase inicial, na decisão fez um jogo igual contra o Planap, superando o desfavor do vento forte durante a primeira etapa do jogo. O Palmeirinhas nessa final, soube superar as dificuldades impostas pelo adversário, soube controlar as investidas em bolas longas do adversário o qual se beneficiava com o vento a seu favor, e com trocas de passes e força na marcação depois da entrada do pequeno Henzo Pintos que ajudou Lucas Nuñez e a dupla de zaga formada por Barreneche e Medina, após o gol sofrido e a saída de Miguel Rodrigues, conseguiu conter os bons atacantes do Planap. A Escolinha Planap Club teve a oportunidade de matar o jogo antes de sofrer o gol de empate, duas através de Alvez, sendo que uma a bola foi desviada pelo goleiro e bateu na trave, mas mesmo com a pressão na saída de bola na primeira parte do tempo inicial, deixou o Palmeirinhas crescer no jogo e fazer o gol de empate nos acréscimos do primeiro tempo. Facundo Alvez, o artilheiro e jogador destaque do campeonato, também autor do gol na final, foi o principal jogador nesse encontro, ao lado do veloz atacante pela esquerda Damian Gonzalez, que em uma saída de bola infeliz entre o goleiro Santiago e o zagueiro Barreneche, pressionou o zagueiro roubou a bola e teve a sua camiseta puxada, prejudicando o arremate a gol, no lance o jogador e o treinador Gabriel reclamaram a não marcação de pênalti, mas o arbitro Jeferson Retamar mostrou que não tinha autorizado o reinicio do jogo. Outro jogador importante nas investidas de ataque do time foi o centro avante Bizera. Na parte defensiva foi destaque o volante Facundo Lemos e o lateral Do Carmo. O goleiro Almeida foi pouco exigido e no gol sofrido, foi traído pela trajetória da bola que desviou na zaga e o encobriu.
O Palmeirinhas foi um time aguerrido, soube jogar com o resultado adverso depois de sofrer o gol nos primeiros minutos do jogo. A saída da defesa para o ataque com troca de passes foi fundamental para não ser sufocado pelo adversário que jogou toda a primeira etapa com o vento a favor. O diferencial do Palmeirinhas para o Planap nesse jogo, foi o futebol compactado exercido pelo time durante o jogo inteiro, a defesa muitas vezes conseguindo parar as investidas de ataque exercida pelo trio de atacantes artiguense do Planap, Alvez, Bizera e Gonzalez, soube sair da marcação alta e ficou por mais tempo com a posse de bola.
O gol do Palmeirinhas aconteceu nos acréscimos do primeiro tempo, depois de uma sequencia de cobranças de escanteio, Endrik mandou a bola na pequena área e no bate e rebate, o zagueiro Valentino Barreneche chutou de virada, a bola desviou no marcador e encobriu o goleiro do Planap.
Novamente o meio de campo do Palmeirinhas funcionou e esteve bem postado na marcação na cabeça da área e intermediaria defensiva, com a boa marcação de Henzo e Nuñez. Na criação de jogadas o camisa 10 Adrian desequilibrou mais uma vez, municiando os atacantes Hendrik e Alisson que junto ao centro avante Rivas levaram perigo a boa defesa do Planap.
A defesa quando exigida deu conta do recado, os laterais ficaram mais contidos em comparação ao jogo da semifinal, quando o lateral Lorenzo Duarte deu mais ofensividade ao ataque, como foi expulso contra o Danúbio, jogou em seu lugar Matias Resende que ficou mais na marcação e poucas vezes apoiou. O goleiro Santiago novamente foi fundamental na decisão com defesas importantes durante o jogo e nas cobranças de pênaltis.
O jogo terminou empatado em 1x1 e nas cobranças de falta o Palmeirinhas foi mais feliz e com a defesa do goleiro Santiago na cobrança de Henry Fonseca e com a precisão nas cobranças, venceu por 5x4 e ficou com o título.
Os times:
PLANAP CLUB: 1 Ryan Almeida; 6 João Tribino, 3 Matheus Santana, 4 Kauã de Juli (16 Eduardo Echevarria) e 2 Marco Do Carmo; 5 Facundo Lemos, 11 Henry Fonseca, 8 Facundo Alvez; 7 Talyson Acosta (10 Eduardo Moura), 9 Mikael Bizera e 17 Damian Gonzalez. Técnico: Gabriel Missio.
PALMEIRINHAS: 12 Santiago Rodrigues; 2 Matias Resende, 20 Valentino Barreneche, 4 Miguel Rodrigues (18 Henzo Pintos)(22 Hercoles Pintos) e 17 Riquelme Duarte; 21 Gabriel Medina, 8 Lucas Nuñez, 10 Adrian Dornelles; 7 Endrik Silveira, 9 Felipe Rivas e 11 Alisson Vieira. Técnico: Carlos Nuñez.
Gols: Facundo Alvez (Planap) e Valentino Barreneche (Palmeirinhas)
Decisão nas cobranças de Pênaltis:
Converteram para o Palmeirinha - Valentino Barreneche, Hercoles Pintos, Lucas Nuñez, Alisson Vieira e Endrik Silveira.
Converteram para o Planap - Marco Do Carmo, Facundo Lemos e Facundo Alvez. Perdeu a cobrança o jogador Henry Fonseca.
Cartão Amarelo: Matheus Santana e Facundo Alvez (Planap), Adrian Dornelles e Riquelme Duarte (Palmeirinhas)
Os destaques da categoria Sub-15, além do título de campeão a Escolinha Palmeirinhas que recebeu o Troféu em homenagem ao desportista e ex-jogador Jeferson “Luro” Guterres e vice para a Escolinha Planap Club, foram os seguintes:
Artilheiro: Facundo Alvez (Planap Club)
Goleiro Menos Vazado: Ryan Almeida (Planap Club)
Melhor Treinador: Carlos Ivan Nuñes da Rosa (Palmeirinhas).
Categoria Sub-17
Na decisão da Sub 17, se confirmou o favoritismo na competição do Danúbio que sobrou tanto no campeonato como na finalíssima. Na final entre os dois times de Artigas, o alvinegro goleou o Misiones por 6x0. O Danúbio não deu moleza para o adversário e desde os primeiros minutos do jogo sufocou o Misiones e os gols foram acontecendo ao natural com a garantia do resultado e a goleada já no primeiro tempo de jogo que terminou em 5x0.
No primeiro minuto do tempo inicial, pareceu que o jogo seria parelho, o Misiones teve a posse da bola e pressionou o Danúbio, depois disso o alvinegro começou a dar as cartas e aos três minutos através do artilheiro do torneio, Juan Ricetto, o Danúbio abriu o placar. Dois minutos depois Romero Ardohain em cobrança de falta marcou o segundo. No segundo tempo Ricetto marcou mais uma vez e a goleada se completou com três gols de Guillermo Rodriguez.
Os destaques da categoria Sub-17, além do título de campeão ao Danúbio F.C. que recebeu o Troféu em homenagem ao desportista e ex-jogador João Batista “Everaldo” Rodrigues e vice para o Misiones F.C., foram os seguintes:
Os times:
MISIONES FC: 1 Matheus Batista; 13 Carlos Fernandez, 3 Felipe Montaña, 4 Juan Bautista (14 Mateo Cuello) e 2 Gregorio Rodriguez; 5 Bruno Mendez, 8 Nicolas Silveira (11 Anselmo Paz), 7 Ronald Perez (15 Ezequiel Viera), 16 Santiago Aranda (10 Gastón de Souza), 19 Nico Arregin e 9 Eduardo Villareal. Técnico: Ale
DANÚBIO FC: 1 Facundo Souza (12 Santiago Acevedo); 6 Romero Ardohain (17 Jorge Fernandez), 18 Leonardo Ferreira (16 Diego Montero), 13 Franco Moraes e 9 Michael Reyes (21 Ronald Tabares); 5 Facundo Morales, 8 Facundo Costa, 7 Guillermo Rodriguez (14 Enzo Camargo), 19 Nico Arregin (25 Lautaro Vargas), 11 Juan Ricetto e 15 Taylor Armani (3 Denis Tejeira). Técnico: Miguel Olivera.
Gols: Guillermo Rodriguez (3 vezes), Juan Ricetto (2 vezes) e Romero Ardohain.
Cartão Amarelo: Eduardo Villareal (Misiones), Facundo Morales, Enzo Camargo e Nico Arregin (Danúbio)
Cartão Vermelho: Felipe Montaña (Misiones)
Os destaques da categoria Sub-17, além do título de campeão ao Danúbio F.C. que recebeu o Troféu em homenagem ao desportista e ex-jogador João Batista “Everaldo” Rodrigues e vice para o Misiones F.C., foram os seguintes:
Artilheiro: Juan Ricetto
Goleiro Menos Vazado: Facundo Souza (Danúbio) nenhum gol sofrido.
Melhor Treinador: Miguel Oliveira (Danúbio).
Está de parabéns toda a equipe da SEDEL pela excelente organização do campeonato apresentando as instalações do velho Aluízio Falcão em condições para atender tanto os espectadores como os protagonistas dos espetáculos.
![]() |
| Danúbio F.C. campeão na categoria Sub-17 (Foto SEDEL) |
![]() |
| Escolinha Palmeirinhas campeã na categoria Sub-15 (Foto SEDEL) |
Findado este evento, teve o seguimento no ultimo sábado (09/07), a Copa Geslaine "Baiana" Almeida na categoria Sub-11 com mais uma rodada e os jogos sendo realizados no Estádio Aluízio Falcão. Participam deste torneio as equipes quaraiense: Escolinha Ruben Paz, Escolinha Planap, Escolinha Zona Norte e E.C. Bataclã, mais a participação do San Eugenio FC e Misiones FC da vizinha cidade de Artigas. No decorrer da semana estaremos informando os resultados, classificação e próxima rodada.
Redação Lino Bordão com fotos das equipes campeãs do facebook da Prefeitura de Quaraí.



Sem comentários:
Enviar um comentário