sábado, 17 de junho de 2023

Quaraí F.C. depois de décadas,volta a ser Campeão Citadino de Futebol Amador

Futebol Amador de Quaraí
Quaraí F.C. Campeão 2023! (Foto: SEDEL)
Nesse artigo, faço um resumo do jogo decisivo onde o Quaraí F.C. foi superior ao Brasil e levou o título da edição 2023 do Citadino de Futebol Amador e o Troféu que homenageou o saudoso desportista Dênis “Doblete” Fernandes, uma organização da SEDEL da Prefeitura de Quaraí em parceria com o SESC de Uruguaiana.

Na tarde gelada do domingo 11/06, aconteceu o jogo decisivo das finais do Citadino de Futebol 2023. Como na primeira final houve empate, o Quaraí F.C. entrou em campo sabendo que se não tomasse gol ou ficasse com o empate, levaria o título.

As equipes foram a campo com muitos desfalques, o Quaraí não teve o seu artilheiro Gary Emiliano Castillo que por problemas particulares não pode estar no jogo, o zagueiro Lucio Aguilera (expulso), os irmãos alegretenses Yago e Guilherme Dorneles que por um contratempo na viagem de vinda para Quaraí, chegaram somente para o segundo tempo do jogo. Já o Brasil não teve os jogadores Samuca e Gastón Perez (expulsos), Taylor Armani e Romero Aguirre.

Em compensação o Quaraí teve a volta do atacante Casta e o Brasil a volta de Edy Neto no comando do ataque.

O jogo

O Quaraí embora jogasse com o regulamento, dominou quase todo o jogo. Teve em Rafinha Guedes, não só nesse jogo como nos demais do campeonato, o jogador que conduziu o meio de campo, não só desarmando o adversário, mas como o criador das principais jogadas do ataque alvinegro. Nesse jogo, Rafinha foi fundamental para suprir a ausência de Guilherme Dorneles na primeira etapa da decisão, onde o Quaraí deu as cartas.

O único momento de potencial dificuldades para a defensiva alvinegra, foi no início do segundo tempo quando o Brasil voltou a campo com a entrada de Deivid Vermelho no lugar de Assis Grana, o time ficou mais ofensivo. Com a mudança de Edy Neto do lado esquerdo para o direito de ataque, o atacante velocista por muitas vezes passou pelos seus marcadores, e em duas ocasiões foi derrubado, pendurando com cartão amarelo o zagueiro Lucas Knierim e o lateral Michael Teixeira (expulso na parte final pelo segundo amarelo).

Em uma das faltas aconteceu o gol do Brasil. Na cobrança de falta aos 8’, o lateral Caravana levantou a bola na pequena área e no movimento para tira-la, o zagueiro Lucas colocou a mão na bola e a arbitragem marcou pênalti. Na cobrança Ramon Souza marcou para o Brasil. Na sequência aos 13’ e aos 14’, o alvirrubro perdeu de ampliar o marcador, ambos através do atacante Edy. Um depois do levantamento de bola na cobrança de falta de Deivid em que o chute de primeira passou ao lado do gol de Gardela e o mais claro, quando Samuel Duarte deu um passe de 30 metros entre os marcadores e na velocidade, Edy venceu os marcadores e arrematou com força, mas a bola bateu na trave e não entrou. Até esse momento o Brasil comandou o jogo, mas desperdiçou a oportunidade de se tranquilizar no marcador. Como quem não faz leva, veio o castigo. Aos 16’ em uma interceptação de bola depois da cobrança de tiro de meta do goleiro Tavo Lozada, a bola chegou próximo a grande área para o meia Guilherme que vencendo a marcação desferiu um chute forte de esquerda e venceu o goleiro do Brasil.

Mesmo com a expulsão aos 18’ do lateral Teixeira ao levar o segundo amarelo após chutar a bola para fora de campo, o Brasil não teve forças para segurar o meio de campo do Quaraí, aos 29’ o alvinegro virou o jogo, em uma roubada de bola próximo a sua área, o atacante Castañares lançou o centro avante Eduardo Fagundes em posição duvidosa (não houve reclamação do Brasil) entre os marcadores e na velocidade, na saída de Lozada, deu uma cavadinha por cima do goleiro e marcou um belo gol. Com o adversário entregue o Quaraí continuou no ataque e aos 37’ veio o lance derradeiro, jogada individual do melhor jogador desta edição do citadino, o alegretense Guilherme Dorneles que de seu campo de defesa, investiu pelo lado direito de ataque, levando o seu marcador Paulinho até a linha da grande área, driblando mais de uma vez o seu marcador e chutando cruzado no canto direito de Lozada, decretando a vitória por 3x1 e o título para o Quaraí, que depois de décadas levou mais um campeonato citadino para a sua longa história de glórias.
Golaço de Eduardo Fagundes para o Quaraí (Imagem: NN Tv)
A base do time foi formado por jogadores do Uruguay F.C. de Artigas, como: Rodrigo Gardela, Facundo Arbiza, Nicolás Castañares, Carlos Paz, Rafael Guedes, Lucas Knierim e Michael Teixeira, reforçada pelo artilheiro da competição, Emiliano Castillo do Club Zorrilla.


Ficha técnica do jogo:

Brasil F.C. – Gustavo Lozada; Cleberson Scheik, Nero Costa, Fernando Soares (Paulinho) e Alejandro “Caravana” Gonzáles; Lucas Ramirez, Ramón Souza Paz (Rafael Refatti), Jorge González e Assis Grana (Deivid Vermelho); Samuel Duarte e Edy Neto. Técnico: Ticke Rodrigues.

Quaraí F.C. - Rodrigo Gardela; Facundo Arbiza, Lucas Knierim, Carlos Paz Benitez, Bruno Bica (Ygor Dorneles) e Michael Teixeira; Germán Diaz, Rafael Guedes, Vitor Castro (Guilherme Dorneles); Eduardo Fagundes e Nicolás Castañares (Cristhian dos Santos). Técnico: Bruno do Canto.

Gols: Ramon Souza (10’-2º T) Brasil F.C., Guilherme Dornelles (16’ e 37’-2ºT) e Eduardo Fagundez (29’-2ºT) Quaraí F.C.

Cartão Amarelo: Vitor Castro, Michael Teixeira e Lucas Knierim (Quaraí) e Cleberson, Lucas Ramirez (Brasil).

Expulsão: Michael Teixeira (Quaraí)

Arbitragem: Nelson Rodrigues (árbitro), Telles e Coelho (auxiliares) de Alegrete.


Destaques do campeonato

Artilheiro: Emiliano Castillo com 5 gols

Goleiro Menos Vazado: Rodrigo Gardela

Melhor Treinador: Bruno do Canto – Quaraí F.C.

Melhor Jogador: Guilherme Dorneles – Quaraí F.C.

Disciplina: E.C. Bataclã

Jogador Revelação: Alejandro González (Brasil F.C.)


Seleção do Citadino 2023:

Goleiro: Rodrigo Gardela (Quaraí)

Lateral Direito: Yago Dorneles (Quaraí)

Zagueiros: Carlos Paz (Quaraí) e Samuel Ximenes (Brasil)

Lateral Esquerdo: Lucas Corrêa (Concórdia)

Volante: Gastón Vieira (Brasil)

Meio Campo: Ramon Souza (Brasil) e Rafael Guedes (Quaraí)

Atacantes: Guillermo Confalonieri (Bataclã), Guilherme Dorneles (Quaraí)


Relação dos campeões do Citadino de Futebol de 2023 

Jogadores: Rafael Gonçalves da Silveira, Bruno Rodrigues Dorneles, Rodrigo Machado Veloso, Eduardo Roberto Fagundes, Rodrigo Daniel Gardela Diaz, Bruno Marques Martins, Cristhian dos Santos, Elerson Augusto Santana da Silva, Carlos Germán Diaz Serra, Martin Nicola Mariano, Guilherme da Cruz Dorneles, Yago da Cruz Dorneles, Lucas Knierim de Oliveira, Carlos Alves, Lúcio Flávio Aguilera Rodrigues, Marcelo Castro Rodrigues, Tony Michael Teixeira Alves, Nathã Feijó Corrêa, Pedro Tonoli Silva, Peterson Rodrigues Severo, Victor Rocha de Castro, Rafael Guedes Souza, Diego Pinto Dorneles, Facundo Arbiza Meyer, Gary Emiliano Castillo Cuello, Fábio Augusto Avila da Silva, Walace da Rosa Souza, Fabio Cristiano Nunes e Carlos Alberto Paz Benites.

Comissão Técnica: Bruno do Canto Soares, Paulo Sérgio Fernandes Ponte, Henry Frederyc Pereira da Silva e Waldelírio Barreto Feijó.

Gols do jogo decisivo que deu o título ao Quaraí F.C. (Fonte: NN Tv Online - facebook)


Sem comentários:

Enviar um comentário